Translation Support

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Temores sobre piora dos problemas fiscais na Espanha derrubam cotação do euro em Tóquio


A venda de euros ganhou dinamismo no mercado de câmbio de Tóquio na quinta-feira devido aos temores de que os problemas fiscais na Espanha contribuam para piorar a crise de crédito na Europa.

O euro despencou até o patamar de 97 ienes, atingindo a maior baixa em quatro meses e meio.

Preocupações quanto à deterioração da situação fiscal na Espanha, já que o governo do país tem injetado fundos públicos para socorrer bancos comerciais em dificuldades, motivaram os investidores a vender euros em favor do iene, tido como uma moeda segura.

Às 17h de quinta-feira, no mercado de câmbio de Tóquio, a moeda única europeia era negociada entre 97,74 e 97,78 ienes, com um recuo de 1,07 iene em relação à cotação do dia anterior.

Já o dólar apresentou enfraquecimento perante a moeda japonesa, tendo sido negociado entre 78,80 e 78,81 ienes, ou seja, uma queda de 0,55 iene.

Participantes do mercado de câmbio estão preparados para lidar com uma piora da crise de crédito provocada pelo aumento nos rendimentos dos títulos públicos da Espanha e Itália. Além disso, a Grécia vai realizar novas eleições gerais em meados do próximo mês. 

Segundo os participantes, por enquanto, o mercado de câmbio será altamente influenciado pela situação fiscal na Espanha e pelo quadro político na Grécia.

Fonte: NHK