Translation Support

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Em Tóquio, Pimentel diz que japoneses têm interesse no trem-bala


BRASÍLIA - Empresas japonesas estão interessadas em participar do projeto de construção do trem-bala ligando as cidades de Campinas (SP), São Paulo e Rio de Janeiro, informou nesta terça-feira, em nota, o ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, que visita o Japão.

“O crescimento da economia, acompanhado de um processo de distribuição de renda, incorporou ao mercado de consumo cerca de 40 milhões de brasileiros”, disse Pimentel em Tóquio, ressaltando alguns dos motivos da atratividade do empreendimento.

Além disso, informou o ministro, os japoneses estariam interessados em obras de construção e ampliação de portos, aeroportos e rodovias no Brasil. Outro setor que necessita de investimentos é a indústria naval, segundo ele. “Nos próximos seis a oito anos o Brasil vai precisar de 500 embarcações, de navios de apoio a sondas de perfuração flutuante, para a exploração do pré-sal. O Japão dispõe de tecnologia que poderia nos ser muito útil”, disse Pimentel.

O ministro informou que o presidente da Mitsubishi Corporation, Ken Kobayashi, disse, durante encontro entre ambos, que “pretende investir em engenharia naval e monitoramento de risco de desastres naturais”.

Pimentel também se reuniu com o ministro dos Transportes japonês, Takeshi Maeda.  Por fim, participou de seminário do Keidanren, a federação das organizações econômicas do Japão, que contou com a participação de aproximadamente 700 empresários japoneses, segundo o ministério. O objetivo da viagem, de acordo com a pasta, é levar novas empresas para o Brasil e abrir caminho para ampliar investimento daquelas que já estão instaladas no país.

Nesta quarta-feira Pimentel terá reunião com o ministro da economia japonês, Yukio Edano. Ele também almoçará com o embaixador brasileiro em Tóquio, Marcos Galvão. Depois do Japão, visitará autoridades e empresários na Coreia do Sul e no Qatar.

Fonte: Valor