Translation Support

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Banco do Japão mantém juro perto de zero e volume de compra de ativos


TÓQUIO - O Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) manteve, por unanimidade, inalterada a taxa básica de juros do país, em torno de zero e 0,1%, bem como o volume de seu programa de ativos em 70 trilhões de ienes, depois de uma reunião de dois dias que se encerrou nesta quarta-feira.

O resultado ficou em linha com o esperado, embora alguns fundos de hedge do país especulassem que a autoridade monetária poderia adotar alguma medida surpreendente.

Em comunicado, o comitê de política monetária do BoJ observou que as economias estrangeiras como um todo ainda não saíram da fase de desaceleração e que os mercados financeiros têm passado por certo nervosismo, “principalmente por causa das preocupações com o problema da dívida na Europa”.

“Está se tornando cada vez mais evidente que a economia japonesa está se voltando para uma fase de aceleração, embora sua atividade econômica tenha permanecido mais ou menos estável”, aponta o BoJ. De acordo com o banco central japonês, as exportações têm ficado mais ou menos estáveis, enquanto o investimento público tem aumentado e o consumo crescido moderadamente.

“Espera-se que a economia do Japão volte ao caminho de recuperação moderada, à medida que a recuperação das economias estrangeiras se acelera”, diz o BoJ.