Translation Support

domingo, 6 de maio de 2012

Governo do Japão oferece bolsas de pesquisa a brasileiros


O Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciências e Tecnologia do Japão (MEXT) está oferecendo bolsas de estudo para brasileiros que queiram realizar pesquisa em universidades do país no ano que vem.

As bolsas oferecem a oportunidade de cursar mestrado ou doutorado em instituições japonesas em qualquer área de conhecimento. O início dos programas, com duração de até dois anos, é em abril ou outubro de 2013. Para se candidatar é preciso ter até 34 anos e ser fluente em inglês ou japonês. Também é recomendada a disposição para aprender o idioma local, uma vez que os estudantes terão aulas de japonês nos seis primeiros meses.

Os benefícios incluem isenção das taxas acadêmicas, passagem aérea e bolsas que variam entre 143 mil e 145 mil ienes mensais, dependendo do curso realizado (aproximadamente R$ 3.300 a R$ 3.500). A seleção inclui provas escritas e entrevista, além de avaliação de currículo. Os processos devem ser feitos junto à embaixada e consulados de cada região, que possuem prazos e exigências diferentes. As exigências da embaixada, que atenderá candidatos do Tocantins, Goiás e Distrito Federal, podem ser encontradas no site oficial, bem como uma lista dos consulados em outros Estados brasileiros.

Em São Paulo, o consulado japonês irá realizar uma palestra sobre o processo seletivo para as bolsas de estudo no dia 16/5, quarta-feira, no Hotel Feller, na Bela Vista. Para participar, é preciso se inscrever pelo e-mail cgjcultural5@sp.mofa.go.jp.

(Letícia Arcoverde | Valor)