Translation Support

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Workshop no TECPAR conta com presença da câmara


Realizado nesta segunda-feira (14), o “Workshop Mecanismos de Cooperação União Europeia e Brasil – Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I)” reuniu embaixadores de 17 países da comunidade europeia, além de representantes do governo, academia, terceiro setor, e setor produtivo.

Promovido pelo TECPAR em conjunto da Representação da União Europeia no Brasil, o evento teve como principal objetivo apontar os caminhos para o crescimento das ações conjuntas entre Brasil e os países que compõem a União Europeia em projetos de PD&I.

RELAÇÃO BRASIL - EUROPA

O Brasil já é um dos maiores parceiros da Europa em projetos de PD&I. Um dos referenciais para este dado é o principal instrumento de cooperação entre a Europa e as demais nações do mundo, o Programa-Quadro, que está na sétima edição financiando projetos de pesquisa conjuntos. O Brasil ocupa a quinta posição em número de projetos aprovados pelo programa, ficando atrás apenas de Estados Unidos, Rússia, China e Índia. Só na última edição do programa (2007-2013) que disponibilizou recursos da ordem de 54 bilhões de euros, o Brasil teve mais de 190 projetos aprovados, envolvendo 220 instituições nacionais e mais de 60 milhões de euros investidos.

O PARANÁ E AS NOVAS TECNOLOGIAS

De acordo com o Governo do Estado, é um objetivo da atual gestão transformar o Paraná num estado referência no setor tecnológico. Para tanto, o secretário estadual de Ciência, Tecnologia, e Ensino Superior, Alípio Leal, confirmou o desenvolvimento de projetos que visam este objetivo, como no caso dos programas de Excelência no Ensino, Paraná Inovador, Parque Tecnológico Virtual do Paraná e Smart Energy Paraná como instrumentos de estímulo ao desenvolvimento.

PARCERIAS COM O JAPÃO

Para o diretor da CCIBJ do Paraná, Heberthy Daijó, o debate foi extremamente produtivo. “Pelo que pudemos constatar, há um real interesse do governador Beto Richa, do TECPAR, e de todas as secretarias envolvidas, no desenvolvimento de novas matrizes e soluções energéticas no âmbito estadual. O Japão certamente tem interesse em expatriar investimentos e conhecimento neste setor conforme pudemos constatar em recente participação no Brazil Japan Workshop for Promotion of Energy Efficiency and Conservation/Capacity Building, em Tóquio. Vamos manter o diálogo com todos os players envolvidos para que possamos continuar provocando o desenvolvimento de novas parcerias e projetos.” finalizou.