Translation Support

sábado, 19 de maio de 2012

Fitch reduz nota de crédito do Japão


TÓQUIO, 22 Mai (Reuters) - O rating da dívida soberana do Japão foi reduzido em um nível pela Fitch nesta terça-feira, enquanto um impasse político diminui as chances de o país conseguir controlar sua dívida.

A Fitch reduziu o rating em moeda estrangeira de longo prazo do Japão de AA para A+. A agência reduziu o rating em moeda local de AA- para A+. Ambos foram reduzidos com perspectiva negativa.

A Fitch alertou que mais reduções são possíveis a menos que o governo adote novas medidas de política fiscal para estabilizar as finanças e a relação da dívida com o Produto Interno Bruto (PIB).

O rebaixamento pode servir como uma lembrança a países altamente endividados da Europa de que uma ação urgente é necessária para reduzir a dívida pública e evitar preocupações de que a dívida soberana pesará ainda mais sobre a economia global.

O rating de A+ da Fitch para o Japão é o mais baixo entre as três maiores agências de classificação de risco. A Moody's Investors Service classifica o Japão como Aa3 com perspectiva estável. O rating da Standard & Poor's é AA- com perspectiva negativa.

(Reportagem de Stanley White)