Translation Support

terça-feira, 29 de maio de 2012

Produção industrial no Japão cresce 0,2% em abril


A produção industrial no Japão cresceu em abril 0,2% em relação ao mês anterior, impulsionada pelo fabrico de equipamentos de transporte e pela indústria química, informa o Governo. 

O valor de abril, que indica o segundo mês consecutivo de crescimento depois da subida de 1% em março, é 13,4% superior ao registado em abril de 2011, quando a indústria sofreu os efeitos do terramoto e tsunami que arrasou o nordeste do país a 11 de março de 2011. 

As indústrias que mais contribuíram para o aumento de abril foram as dos equipamentos de transporte, química e maquinaria elétrica, segundo o relatório preliminar do Ministério de Economia, Comércio e Indústria. 

As previsões apontam para uma quebra da produção industrial em 3,2% em maio em relação ao mês anterior. 

Em contrapartida, estima-se uma recuperação em junho, mês em que é apontado um aumento de 2,4%, de acordo com um inquérito do ministério japonês junto dos fabricantes. 

A produção industrial, que mede o ritmo das fábricas japonesas, é considerada um indicador fundamental para antecipar a evolução da economia, altamente dependente do setor manufatureiro.

Fonte: Valor