Translation Support

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Reuniões em vídeo conferência com o Japão são realizadas com êxito na câmara

Utilizando-se de programas que permitem o fácil estabelecimento de vídeo conferências através da internet, como Skype e Oovoo, a câmara japonesa de comércio do Paraná vem encurtando distâncias e introduzindo esta prática no meio corporativo, realizando reuniões e consultas internacionais em Curitiba.

Segundo o diretor Fujio Takamura, apesar da modalidade ainda não estar entre as preferidas dos empresários japoneses, a solução vem atraindo cada vez mais novos adeptos, sobretudo pelo seu baixo custo de implantação (basta ter uma boa conexão e uma boa webcam) e pela baixa emissão de carbono. 

Dentre os vários exemplos mencionados por Takamura, destaque para a série de reuniões realizadas com a Hamaya Corporation, de Saitama, empresa de reciclagem de lixo eletrônico (e-waste) na qual a câmara teve participação direta na mediação e vinda ao Paraná. 

Além do contato com empresas do exterior, a videoconferência também é utilizada na realização de reuniões com associados no Brasil, como é o caso da Toro Investimentos, corretora financeira sediada Curitiba. Segundo Mehanna H. Mehanna, sócio-proprietário da corretora, a modalidade já é uma realidade no dia-a-dia de suas operações. "A plataforma Skype é um grande facilitador no diálogo com clientes e parceiros, incluindo a câmara. A apresentação de produtos, como foi no caso do fundo Ecoo 11 do BNDES, torna-se mais dinâmico e  pessoal" completou.

Para mais sobre as empresas e softwares mencionados, acesse: