Translation Support

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Tecnopolo de Londrina: audiência com lideranças debate parceria com o Japão

Em audiência realizada no plenário da Câmara Municipal de Londrina nesta segunda-feira, 25, representantes de universidades, terceiro setor e prefeitura reuniram-se com o presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná, Yoshiaki Oshiro, para discutir a possibilidade do setor privado japonês estar participando ativamente do projeto do "Pólo Tecnológico de Londrina - Tecnopolo".

Conforme reportou Oshiro, pequenas e médias empresas do Japão do setor de equipamentos médico-hospitalares e tecnologia já confirmaram interesse em expatriarem produtos e soluções ao Paraná. 

Todavia, Oshiro destacou que várias medidas precisam ser tomadas com antecedência, alinhando interesses e permitindo que todos os players envolvidos neste processo consigam atuar em sintonia, especialmente nos setores acadêmico e público. "É via de regra no Japão o setor privado desenvolver seus produtos em parceria das universidades locais, por isso precisamos avaliar diversos cenários, para garantirmos este ambiente de P&D localmente. Além disso, há toda uma preocupação em torno de temas substancialmente importantes que giram em torno da execução bem sucedida deste projeto, como logística, incentivos fiscais, leis trabalhistas, entre outros, que precisam ser antecipados e previstos" relatou.

De acordo com o vereador Roberto Kanashiro, o objetivo é atrair estas empresas à Londrina, desenvolvendo toda região norte, fomentando o intercâmbio de tecnologia, conhecimento e experiência. "Acredito que a intenção da CCIBJ do Paraná em promover as potencialidades econômicas da nossa região junto a empresas do Japão (interessadas em desenvolverem suas tecnologias na América do Sul) vai de encontro com as nossas metas, especialmente aquelas ligadas ao crescimento do nosso Tecnolopolo (...) vamos unir esforços para que, aos poucos, possamos executar este distinto projeto, garantindo sua viabilidade e sustentabilidade" concluiu.

Participantes

Além das lideranças supracitadas, a reunião contou ainda com a participação do Vice-Prefeito de Londrina, Guto Bellesci, do secretário de gestão, Rogério Carlos Dias, do diretor presidente da CODEL, Bruno Veronesi, do secretário de obras, Sandro Nobrega, da diretoria superintendente do Hospital Universitário da UEL, Margarida Carvalho, do diretor geral do campus de Londrina da UTFPR, Marcos Imamura, além de demais vereadores e executivos da ACROL, Associação Médica de Londrina, AEBEL, Grupo Integra Nikkey, Hospital do Câncer e ADETEC.

Sobre o Tecnopolo, acesse:
http://www.codel.londrina.pr.gov.br/index.php/ciencia-e-tecnologia/tecnopolo