Translation Support

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Acordo de cooperação com universidade do Japão é tema de reunião com UTFPR / パラナ連邦工科大学が日本の大学機関との学術協定を検討

Dando seqüência à reunião realizada no início do mês pelo presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná, Yoshiaki Oshiro, junto ao reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Carlos Eduardo Cantarelli, o diretor de projetos da entidade, Fujio Takamura, esteve na manhã desta terça-feira, 26, visitando a sede da universidade em Curitiba.

Recebido pelos pró-reitores Maurício Alves Mendes, Fabio Schneider e Gilson Sato, Takamura pôde prospectar novos dados e informações em torno das áreas de interesse na qual a UTFPR espera desenvolver projetos com o Japão no futuro.  “Conforme o presidente Oshiro expôs ao reitor Canterelli, temos institutos de tecnologia e universidades do Japão interessadas em celebrarem acordos de cooperação e intercâmbio com universidades locais, especialmente na área de tecnologia. Todavia, é preciso analisar com cautela quais são as áreas de interesse comum para que possamos dar seqüência aos diálogos, sobretudo porque devemos relevar também outras parcerias bilaterais em vigência, a fim de não desrespeitarmos ou “atravessarmos” estas” completou.

Também participou da reunião, a assessora especial Massue Habasaki.

11月26日、パラナ連邦工科大学のクリチーバ・キャンパスで日本の大学機関との交流をテーマに、同大学のカルロス・エドゥアルド・カンタレリ学長、パラナ日伯商工会議所の大城義明会頭、高村富士夫理事らで話し合いが行われました。日本の大学機関と共同研究を行える可能性のある技術分野について検討されました。