O embaixador do Japão no Brasil, Akira Miwa, visitou a colônia japonesa do Núcleo Celso Ramos, em Frei Rogério, nesta quarta-feira, 6, acompanhado do cônsul geral do Japão, Yoshio Uchiyama. O objetivo da visita foi atender a demanda dos agricultores e moradores da colônia sobre alternativas econômicas para a região.
Eu senti que o povo catarinense possui uma característica especial, a perseverança", disse Miwa, sobre a criteriosa negociação de venda da carne suína catarinense para o Japão, processo que durou seis anos. “E também não imaginava que em Santa Catarina houvesse uma comunidade que preserva tão ricamente a cultura japonesa. Fiquei maravilhado com a qualidade dos pratos típicos oferecidos no almoço”.
O secretario Regional de Curitibanos, Roque Stanguerlin, ressaltou a importância da visita. “Após uma conversa inicial sobre o desenvolvimento regional durante a Festa da Cerejeira juntamente com o cônsul e autoridades daqui da região, decidimos buscar este apoio da embaixada japonesa, e fomos atendido”, comentou o secretário.
Em tom de agradecimento, a presidente da Associação Brasil/Japão, Izumi Honda, não escondeu a alegria em receber o embaixador. “Hoje é um dia muito especial para todos nós. Fomos correspondidos e somos muito gratos por esse apoio”.
Estiveram presentes no almoço também os prefeitos Osny Batista Alberton, de Frei Rogério, e José Antônio Guidi (Dudão), de Curitibanos, além de autoridades como o gerente Regional da Epagri, Gilmar Carlos Michellon Dallamaria, o presidente ACEC Tomio Okuyama, e o presidente da Camara do Comércio e Industria Brasil Japao do Paraná, Yoshiaki Oshiro.
Fonte: Governo de Santa Catarina