Translation Support

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Ações japonesas caminham para pico de 2013 com queda do iene

As ações japonesas atingiram máximas em seis meses nesta sexta-feira (22) com a queda do iene, enquanto outros mercados asiáticos tiveram desempenho pior visto que os investidores se conformavam com uma desaceleração inevitável no estímulo dos Estados Unidos.

O índice japonês Nikkei teve rali de mais de 1% mas sucumbiu ao embolso de lucros mais tarde no pregão, fechando em alta de 0,1%.

Ainda assim, o índice está em alta de quase 10% durante as duas últimas semanas, preparando o cenário para que seu pico no ano, de 15.942 pontos, seja alcançado pela segunda vez.

O Nikkei e o iene têm se comportado de maneiras opostas durante meses, com todo rali no índice de ações se tornando um sinal para que os especuladores se desfaçam do iene. Uma moeda desvalorizada promete impulsionar as exportações japonesas e os resultados corporativos, dando maior apoio às ações.

Às 7h38 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão subia 0,25% nesta sexta-feira, após ter caído 1,4% na quinta-feira.

Fonte: G1 / Reuters