A Panasonic venderá suas três principais fábricas de chips no Japão à israelense TowerJazz, disseram pessoas com conhecimento direto do assunto nesta quarta-feira (27). A gigante japonesa de eletrônicos passa por um esforço de reestruturação após sofrer um prejuízo de US$ 15 bilhões nos últimos dois anos.
A expectativa é que a venda aconteça antes de março de 2014, encerramento do ano fiscal atual da Panasonic, afirmaram as fontes. Ainda não há valor antecipado para o acordo.
As três fábricas, que estão envelhecidas e depreciadas, tinham um valor contábil combinado de 42,2 bilhões de ienes (US$ 416 milhões) em 31 de março deste ano.
Sob o comando do presidente Kazuhiro Tsuga, a Panasonic tem abandonado operações deficitárias, incluindo TVs e smartphones. Semicondutores são a última grande área da qual a companhia está recuando. A Panasonic disse que nada foi decidido. A TowerJazz não quis se manifestar.
Além de planejar dar à TowerJazz as três fábricas no Japão, a Panasonic também estaria em negociações com outra empresa não identificada para vender as cinco fábricas remanescentes na Indonésia, Malásia e Cingapura, disseram as fontes.
A Panasonic e a TowerJazz estão negociando atualmente o tamanho da fatia e a transferência dos 2,5 mil trabalhadores das fábricas, acrescentaram as fontes, que não quiseram ser identificadas pois a informação ainda não é pública.
Fonte: G1 / Reuters