Translation Support

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Salão de Tóquio exibe carro que muda de cor conforme humor do motorista

Para quem é apaixonado por carros, começou um dos eventos mais aguardados do ano: o Salão Internacional de Tóquio. Uma chance de ver agora o que vai rodar nas ruas daqui a alguns anos. A reportagem é do correspondente Márcio Gomes.

Para quem vive esbarrando com o espelhinho na garagem, a solução: os retrovisores foram substituídos por pequenas câmeras. A imagem aparece em uma tela dentro do carro. O Salão do Automóvel de Tóquio é considerado o maior do mundo e traz as novidades que aproximam os carros aos dias de hoje.

Para um Japão que vê sua população envelhecer rapidamente, várias empresas lançam equipamentos práticos para transportar quem usa cadeira de rodas. Ou o robô que mede como estão os batimentos cardíacos, os sinais vitais... E conversa com o motorista. 

Os carros estão passando por uma evolução tecnológica, mas no formato não mudou muita coisa: quatro rodas, um volante, motorista e passageiro.  Mas, em Tóquio, no Salão do Automóvel, basta alguns passos para a gente encontrar aquele que pode ser o carro do futuro.

Em um carro conceito, o motorista vai na frente. Os dois caronas vão atrás.  Segundo o projetista, é a maneira de reacender uma paixão que já foi grande entre jovens e as quatro rodas. Passaria por carros menos poluentes, mais econômicos e que dão mais emoção a quem dirige.

Um deles não tem volante. O carro segue o movimento do corpo - ou tenta. O visual é importante: que tal trocar a cor da lataria conforme o humor do dia? Para agradar aos jovens, vale até se vestir como um. O carro jeans é um dos destaques do salão.

Fonte: Globo