Translation Support

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Parcerias entre universidades do Japão e do Paraná é tema de reunião entre CCIBJ do Paraná e SETI / パラナ州、日本の大学交流に向け、会議所も協力

Na manhã desta segunda-feira, 11, o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – SETI, José Carlos Gomes, recebeu em seu gabinete o presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná, Yoshiaki Oshiro, para o debate de temas relacionados ao fomento de acordos de cooperação entre universidades japonesas e paranaenses.

Conforme expôs Oshiro, desde janeiro deste ano a entidade vem norteando um produtivo diálogo com universidades e institutos de tecnologia do Japão interessados em desenvolverem uma relação diplomática e acadêmica bilateral com o Paraná, como é o caso da universidade de Shinshu, localizada na província de Nagano (região Centro-Oeste do Japão). 

Gomes disse apoiar a iniciativa, destacando algumas das áreas na qual o governo do estado possui interesse em desenvolver junto ao setor acadêmico do Japão, tais como saúde, ciências e tecnologia, inovação, sistemas de informação, entre outros.

Segundo Fujio Takamura, diretor da CCIBJ do Paraná, os próximos passos estarão baseados nas informações levantadas na reunião, sobretudo na prospecção de potenciais parceiros nas áreas destacadas por Gomes.

今月11日、パラナ日伯商工会議所の大城義明会頭はパラナ州科学技術・高等教育局のジョゼ・カルロス・ゴメス局長とミーティングを行い、パラナ州の大学機関と日本の大学機関、研究機関による学術交流、協定の可能性について話し合いを行いました。パラナ日伯商工会議所では、昨年の役員の訪日より、日本支所が拠点を置く長野県の信州大学などと話し合いを進めてきました。ゴメス局長は様々な分野における日本の技術、経験をパラナ州の高等教育機関にもたらし、教育の質を高めたいと話しています。