Translation Support

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Governo japonês irá financiar projetos de conservação energética em Curitiba

Contando com o suporte e mediação da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná, representantes do Órgão de Fomento e Comércio Exterior do Japão (JETRO) estiveram este mês em Curitiba e região metropolitana realizando visitas técnicas a hospitais e shopping centers.

Segundo Fujio Takamura, diretor da Câmara, o objetivo é diagnosticar quais estabelecimentos na região apresentam altos índices de consumo de energia e se estes, conseqüentemente, estariam dispostos a adotarem equipamentos, produtos e soluções do Japão para atenuarem tal “sintoma”.

Ainda de acordo com Takamura, a receptividade foi positiva. “Conseguimos pré-estabelecer parcerias junto a três grandes e importantes representantes de ambos os setores (...) estamos conscientes que os japoneses encontram-se na vanguarda de uma série de tecnologias voltadas à conservação energética que impactam diretamente na economia dos custos operacionais destes estabelecimentos. Por isso, todas as visitas foram satisfatórias” disse.

Conforme descreveu Kan Kurihara, diretor da JETRO, o governo japonês é quem irá financiar estes estudos de viabilidade. Para tanto, nos próximos meses serão enviados especialistas e técnicos do Japão para dar início aos trabalhos, que ainda no primeiro semestre do ano que vem terá seus resultados divulgados ao público.