O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, disse nesta terça-feira ao secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Jacob Lew, que ele espera que o governo norte-americano evite mais episódios de turbulência no mercado global e chegue a um acordo sobre o orçamento federal.
"Temos esperança de que essas incertezas sobre os problemas fiscais sejam resolvidas pela administração e pelo Congresso dos EUA", disse Abe em uma reunião entre as duas autoridades.
As incertezas sobre o orçamento federal provocaram a paralisação do governo federal norte-americanos por 16 dias em outubro e aumentaram os rumores sobre um retardamento da recuperação global. Um acordo de curto prazo evitou a crise, mas houve turbulências nos mercados globais. As decisões sobre o déficit orçamentário e o teto da dívida do país foram transferidas para fevereiro de 2014.
O secretário do Tesouro norte-americano está incentivando o Japão a avançar com a sua própria estratégia de crescimento. Além disso, Lew diz que o Japão deveria ingressar oficialmente na Parceria TransPacífico (TPP) até o final do ano.
Fonte: Dow Jones Newswires / AE