Translation Support

sábado, 7 de abril de 2012

Japão e China vão se coordenar para ajudar FMI, diz ministro japonês

O Japão e a China pretendem se coordenar para dar apoio ao esforço do Fundo Monetário Internacional (FMI) em conter a crise de dívida da Europa, disse o ministro das Finanças japonês, Jun Azumi.

"Ao invés de tomarmos decisão de forma independente, concordamos em consultar um ao outro de forma bastante próxima" sobre contribuição financeira ao FMI, disse Azumi a jornalistas após encontro com o ministro das Finanças da China, Xie Xuren, em Tóquio.

Os ministros das duas maiores economias da Ásia se reuniram antes da reunião do G-20 que acontecerá este mês em Washington, nos Estados Unidos. Entre os assuntos a serem debatidos na reunião está o aumento de contribuições ao FMI.

O fundo precisa de mais recursos para proteger a economia mundial de ameaças decorrentes do aperto no sistema financeiro europeu, do aumento do preço do petróleo e do alto nível de desemprego, disse esta semana a  diretora-gerente do Fundo, Christine Lagarde.

O FMI pediu em janeiro valor próximo de US$ 500 bilhões em recursos adicionais. Os países membros do órgão têm sido relutantes em liberar recursos até que nações europeias façam  mais para ajudar a si mesmas.

(Bloomberg News)