Translation Support

terça-feira, 10 de abril de 2012

Câmara no 2° Encontro de Articulação da Rota Estratégica do Setor de Energia da FIEP

A Fiep, por meio dos Observatórios SESI, SENAI e IEL, reuniu nesta terça-feira (10), na sede do Lactec, um grupo de empresários, pesquisadores e representantes do governo ligados à questão da energia, para discutir os caminhos e demandas das fontes energéticas alternativas. O encontro faz parte do programa Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria, que começou em 2005 a identificar os setores mais promissores para a indústria do Paraná.

Os participantes ouviram cases de Biogás (Itaipu), Biocombustíveis (Tecpar) e Energias Renováveis (Copel), além de discutir as prioridades para serem tratadas em 2012. Um dos pontos destacado nos debates foi a questão do biocombustível, focando, principalmente, o potencial do Paraná para a produção de biodiesel e etanol. “O Brasil apresenta progressos, mas, apesar de os combustíveis terem vantagens ambientais, ainda são produtos pouco competitivos para a indústria”, disse Bill Costa, do Centro de Energias Renováveis do Tecpar.

O encontro foi aberto pelo superintendente corporativo do Sistema Fiep, Ovaldir Nardin, que, em nome do presidente Edson Campagnolo, reforçou a importância do tema para a Federação das Indústrias. “A área de energias alternativas tem recebido total atenção da Fiep que entende o tema como fundamental para o desenvolvimento do Estado”.

Segundo a gerente dos Observatórios, Marília de Souza, desde o início das pesquisas com o empresariado, a partir de 2005, o tema foi recorrente e demonstrou ser de suma importância para o desenvolvimento industrial do Estado. “Com base nestes estudos, a equipe de especialistas dos Observatórios elaborou um mapa com o caminho para se chegar ao futuro energético sustentável”, disse ela.

Negócios – Essa é a segunda vez que o grupo do setor de energia se reúne. Além dos encontros, os Observatórios promoveram, em 2011, uma rodada de negócios, colocando frente a frente 32 empresários e 70 pesquisadores. Dessa rodada, 36 parcerias foram realizadas e 75 novos negócios estão em andamento. “É um grande avanço para transformar a pesquisa acadêmica em negócios inovadores”, destaca Marília.

A câmara esteve representada pelo seu vice-presidente, Nilson Nishimura, pelo diretor de projetos, Fujio Takamura, e pelo diretor para Assuntos Metropolitanos, e presidente da Comec, Rui Hara.

Fonte: FIEP