Translation Support

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Banco do Japão surpreende ao reforçar fundo de estímulo monetário

O Banco do Japão elevou nesta sexta-feira a intensidade de sua luta contra a deflação e a valorização do iene ao anunciar planos para ampliar suas compras de títulos públicos japoneses.

Em uma iniciativa recebida com surpresa no mercado local, por significar um estímulo monetário maior do que o esperado, o BC do país decidiu reforçar em 10 trilhões de ienes (US$ 123 bilhões), para 40 trilhões de ienes (US$ 494 bilhões), o fundo para aquisição de ativos financeiros, ampliando também os prazos de vencimento de dois para três anos, de acordo com comunicado divulgado pela instituição. O fundo é a principal ferramenta do Banco do Japão para perseguir suas estratégias monetárias.

No mesmo dia em que foi divulgado crescimento menor do que o esperado para a produção industrial do país em março (1% ante fevereiro), o Banco do Japão decidiu também manter inalterada, entre zero e 0,1% ao ano, a taxa de juros de referência do país.

O Japão enfrenta dificuldades para sustentar o crescimento em um contexto deflacionário, o que aumentou a pressão sobre a autoridade monetária do país nas últimas semanas para que aprofundasse os esforços para estimular a economia.

As medidas tomadas pelo BC japonês foram bem recebidas no mercado local, com o índice Nikkei, o principal da Bolsa de Valores de Tóquio, avançando 0,5% logo após o anúncio nesta sexta-feira.   

(Dow Jones)