Translation Support

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Câmara na inauguração do Centro de Pesquisas de Smart Grid da Siemens

A multinacional Siemens inaugurou na quarta-feira (18), em Curitiba, o primeiro centro de pesquisa e desenvolvimento (P&D) da América Latina voltado às soluções smart grid, as chamadas “redes inteligentes”, que possibilitam, entre outras aplicações, a geração e utilização de energia elétrica de forma eficiente e sob demanda, evitando as perdas durante o processo.

O centro de P&D em smart grid faz parte de uma parceria da Siemens Brasil com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). O novo empreendimento da multinacional alemã já está funcionamento desde janeiro, na sede do Parque Tecnológico da PUC, no bairro Rebouças.

Desde o início das operações, 24 profissionais da área de criação de softwares e tecnologia da informação trabalham no desenvolvimento de produtos e soluções para infraestrutura de redes inteligentes e flexíveis, que possam atender às necessidades do mercado.

Segundo projeções da empresa, dentro de três anos o número de profissionais envolvidos no processo poderá passar de 100. Além do centro de P&D recém-inaugurado em Curitiba, a empresa possui mais quatro centros (Alemanha, Estados Unidos, Turquia e Índia) voltados especificamente para soluções em “redes inteligentes”.

A unidade de Curitiba faz parte de um pacote de investimentos de US$ 600 milhões, anunciado pela empresa para a criação de outras linhas de pesquisa no país. O valor isolado do investimento em Curitiba não foi divulgado. “O Brasil está adquirindo uma posição de vanguarda na estratégia da companhia e estamos investindo em centro globais de competências em setores promissores como Smart Grid e petróleo e gás”, afirma Paulo Stark, CEO e presidente do Grupo Siemens do Brasil.

A Siemens possui outros cinco centros de pesquisa e tecnologia no Brasil, na área de petróleo e gás. Até o fim deste ano, dois novos centros serão inaugurados no Rio de Janeiro, visando a exploração das reservas do pré-sal.

Retorno

A inauguração do Centro de P&D voltado às soluções em smart grid marca o retorno da multinacional Siemens a Curitiba. A empresa foi uma das primeiras a se instalar na cidade industrial da capital paranaense, na década de 1970. Depois de uma reestruturação global iniciada em 2006, as três divisões da empresa em Curitiba – Siemens Entrerprise Communications (SEN), Home and Office e Nokia Siemens Networks – foram desvinculadas da Siemens Brasil e entraram em processo de negociação e incorporação por outros investidores. 

Hoje, a multinacional possui atividades em quatro setores: infraestrutura e cidades, indústria, energia, saúde.

A CCIBJ do Paraná esteve representada pelos diretores Heberthy Daijó e Fujio Takamura, que estiveram no Japão no começo de fevereiro a convite do governo japonês participando de um workshop sobre o tema.

Fonte: Gazeta do Povo