Translation Support

terça-feira, 24 de abril de 2012

Brasil faz parte do "top five" da Rakuten

SÃO PAULO - O Brasil é um dos cinco mercados com maior potencial de crescimento para a Rakuten no mundo, disse hoje o presidente mundial da companhia, Hiroshi Mikitani. Segundo o executivo, o bom momento da economia brasileira, num período de crise financeira na Europa, abre espaço para expansão mais consistente do mercado local.

A Rakuten é a maior empresa de comércio eletrônico do Japão, com operação em nove países como Reino Unido, China e Tailândia. Entre os países citados pelos executivos como mercados prioritários para crescimento estão, além de Brasil, Estados Unidos e França. Mikitani e um grupo de executivos da companhia participaram hoje, em São Paulo, do Rakuten Super Expo, evento da varejista japonesa que entrou oficialmente em operação no País.

A empresa chegou ao país em 2011 por meio da aquisição da Ikeda, líder brasileira em soluções de comércio eletrônico. A empresa opera o formato de shopping virtual, hospedando diferentes sites em sua página no mundo e recebe comissionamento das varejistas por isso. De acordo com Ricardo Ikeda, empresário que vendeu a Ikeda para a Rakuten no ano passado e atual executivo da companhia, a Rakuten planeja chegar a 800 varejistas em seu site no Brasil até o final do ano. Atualmente são 94 parceiros. Será preciso, portanto, um crescimento acelerado.

Quando a Rakuten chegou no Brasil a empresa esperava chegar a 300 varejistas no site no começo de 2012, como disse Alessandro Gil, presidente da Rakuten no Brasil, mas esse número não foi atingido. “Trabalhamos em buscar parceiros que pudessem entender o nosso modelo de shopping virtual e que pudessem também oferecer um alto nível de serviços para o consumidor, de atendimento e de entrega de produtos. Por isso a expansão não foi tão rápida”, disse Gil.

(Adriana Mattos | Valor)