A Rakuten é a maior empresa de comércio eletrônico do Japão, com operação em nove países como Reino Unido, China e Tailândia. Entre os países citados pelos executivos como mercados prioritários para crescimento estão, além de Brasil, Estados Unidos e França. Mikitani e um grupo de executivos da companhia participaram hoje, em São Paulo, do Rakuten Super Expo, evento da varejista japonesa que entrou oficialmente em operação no País.
A empresa chegou ao país em 2011 por meio da aquisição da Ikeda, líder brasileira em soluções de comércio eletrônico. A empresa opera o formato de shopping virtual, hospedando diferentes sites em sua página no mundo e recebe comissionamento das varejistas por isso. De acordo com Ricardo Ikeda, empresário que vendeu a Ikeda para a Rakuten no ano passado e atual executivo da companhia, a Rakuten planeja chegar a 800 varejistas em seu site no Brasil até o final do ano. Atualmente são 94 parceiros. Será preciso, portanto, um crescimento acelerado.
Quando a Rakuten chegou no Brasil a empresa esperava chegar a 300 varejistas no site no começo de 2012, como disse Alessandro Gil, presidente da Rakuten no Brasil, mas esse número não foi atingido. “Trabalhamos em buscar parceiros que pudessem entender o nosso modelo de shopping virtual e que pudessem também oferecer um alto nível de serviços para o consumidor, de atendimento e de entrega de produtos. Por isso a expansão não foi tão rápida”, disse Gil.
(Adriana Mattos | Valor)