Inaugurado nesta terça-feira, 29, o túnel ferroviário "Marmaray" que ligará o continente europeu ao asiático pelo Estreito de Bósforo (Turquia), é uma das obras mais aguardadas pela comunidade turca nos últimos anos e deverá dinamizar todo o transporte de passageiros da região.
Anunciada em 2004, a obra contou com financiamento do Banco de Desenvolvimento e Cooperação do Japão - JBIC e custou cerca de US$ 4.6 bilhões.
Contando com um total de 13.6 km de extensão, o projeto está dividido em diferentes fases, sendo o último trecho programado para 2015 conforme anuncio feito pela empreiteira japonesa Taisei Corporation, responsável pelo consórcio Turco-Japonês que executou a obra.
O primeiro ministro Shinzo Abe e o primeiro ministro turco Recep Erdoğan
durante a cerimônia de inauguração do maior projeto bilateral já executado entre ambos os países
Em seu discurso durante a cerimônia de inauguração, Abe disse que espera que o túnel torne-se um novo símbolo da parceria bilateral entre ambos os países. "A conclusão deste projeto só foi possível graças a cooperação direta entre a tecnologia japonesa e a mão-de-obra turca (...) esta obra é um reflexo direto dos 90 anos de relações diplomáticas Turquia-Japão a serem celebrados no ano que vem" disse.
O túnel de "Mármara" (em português) consolida-se como um dos maiores projetos de infraestrutura modal em execução no mundo e representará não só um considerável "passo a frente" no que diz respeito a qualidade do transporte ferroviário da Turquia, bem como consolidar-se-á como um dos principais instrumentos de desenvolvimento econômico da região.
Para mais sobre o projeto, acesse:
http://en.wikipedia.org/wiki/Marmaray (em inglês)
Fonte: Daily News