Translation Support

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Dunlop inicia suas operações no Brasil: fábrica é a primeira do continente americano

Desde 1963 a empresa é parte do grupo japonês Sumitomo Rubber

Na manhã desta quinta-feira, 03, foi inaugurada no município de Fazenda Rio Grande a primeira fábrica de pneus Dunlop fora da Ásia.

Totalizando R$750 milhões investidos, a fábrica possui 500 mil m² de área total, com cerca de 85 mil m² de área construída e irá fabricar pneus da categoria “B”, atendendo a demanda de carros compactos, sedãs e SUV’s.

Até 2017, deverão ser fabricados 15 mil pneus/dia, empregando diretamente cerca de 1.500 paranaenses. A meta, segundo Ippei Oda, presidente do grupo Sumitomo Rubber do Brasil, é ocupar 10% do market share brasileiro até 2020.

Os três botões que deram o "start" nas operações da planta da Dunlop no Paraná foram acionadas em conjunto pelo governador Beto Richa, pelo presidente do grupo Sumitomo Rubber do Brasil, Ippei Oda,
e pelo presidente mundial do grupo, Ikuji Ikeda

Em seu discurso, Ikuji Ikeda, presidente mundial do grupo Sumitomo Rubber, agradeceu todo o apoio concedido durante o processo da vinda da empresa ao Paraná, ratificando o desejo de auxiliar no desenvolvimento da economia local. "Agradeço de coração por todo o apoio que nos foi prestado. Seremos um ponto importante para o desenvolvimento econômico e social do Paraná".

Ikeda relembrou que a co-irmandade entre a província de Hyogo e o estado do Paraná foram essenciais para a vinda da empresa ao estado. “O governador de Hyogo, Toshizo Ido, em virtude desta histórica co-irmandade, pediu-me que elevássemos o Paraná a uma condição especial (quando comparado aos demais estados brasileiros), pedido e condição que definitivamente foram relevados por nós” completou.

Na sequência: o presidente da Toyota/Lexus do Mercosul, Shunichi Nakanishi, o presidente da Denso do Brasil, Hiroshige Shinbo, o chairman da Furukawa, Hideyo Kawazoe, o presidente da Harima do Brasil, Mitsuyoshi Sasakura, o presidente da CCIBJ do Paraná, Yoshiaki Oshiro, e o diretor-presidente da Kurashiki, Hideo Ueno

Já o governador Beto Richa reafirmou que o programa Paraná Competitivo continua sendo um dos grandes diferenciais do estado para com os demais da federação. "Mais uma grande empresa se instala no Paraná e confirma a nova realidade do nosso Estado, com prosperidade, desenvolvimento e oportunidades de empregos em todas as regiões. Somente através do programa Paraná Competitivo, são mais de R$25 bilhões de novos investimentos" colocou.

Richa destacou ainda o caráter social do empreendimento, com a criação de milhares de empregos, garantindo renda e oportunidades para os trabalhadores locais. Além disso, a empresa já sinalizou interesse na ampliação da compra de matéria-prima produzida no Paraná, intensificando o surgimento de novos empregos indiretos.

O presidente mundial do grupo Sumitomo Rubber, Ikuji Ikeda, em conversa com 
o presidente da CCIBJ do Paraná, Yoshiaki Oshiro

Em depoimento após o evento, o presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná, Yoshiaki Oshiro – que também participou da vinda da empresa ao Paraná – agradeceu o apoio de todos os players envolvidos. “Não são todos os dias que uma empresa aporta mais de meio bilhão de reais em um único novo empreendimento no país. E não é projeto, é realidade. Isso comprova que no Paraná existe um governo polarizador, aberto ao diálogo e pronto para executar grandes projetos (...) e tudo isso só foi possível graças à união de todos os envolvidos” finalizou.

SOBRE O TRATADO DE CO-IRMANDADE

O Tratado de Co-Irmandade entre o estado do Paraná e a província de Hyogo foi assinado em maio de 1970, na gestão Paulo Pimentel. O mesmo fora mediado pelo fundador da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná e então deputado federal e plenipotenciário do governador na ocasião, Antônio Ueno. Em vigor até hoje, a parceria trouxe ao estado do Paraná centenas de benefícios, como a vinda de empresas e a constituição da sede do TECPAR (durante a gestão José Richa).

O governador Beto Richa lembrou o trabalho de atração e mediação bilateral 
promovido pelo fundador da Câmara, Antônio Ueno

O referido tratado também foi mencionado pelo governador Beto Richa. “Em 2005, quando era prefeito de Curitiba, tive a oportunidade de conhecer o Japão a convite do saudoso Antonio Ueno. Assim, pude conhecer diversas cidades da província de Hyogo, entre elas Himeji, Kobe e Nishinomya, esta última co-irmã de Londrina, cidade onde nasci” disse.

DEMAIS PRESENÇAS

Também participaram da solenidade os secretários estaduais da Fazenda, Luiz Carlos Hauly; do Planejamento e Coordenação Geral, Cassio Taniguchi; do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior; Representação em Brasília, Amauri Escudero Martins; o presidente da Cohapar, Mounir Chaowiche, o presidente da Compagas, Luciano Pizzatto, o deputado federal Luiz Nishimori, o deputado estadual Francisco Buhrer, o Cônsul Geral do Japão para a região Sul, Yoshio Uchiyama, e demais empresários e lideranças da região. 

Sobre a empresa, acesse:
http://www.dunloppneus.com.br/

Fotos: Governo do Estado e Yukako Nagamura