Translation Support

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Maior tufão em dez anos deixa ao menos quatro mortos no Japão

A passagem do tufão Wipha pelo Japão matou pelo menos quatro pessoas, fechou escolas, deixou 30 desaparecidos até o momento e cancelou 189 voos nacionais e 211 internacionais até o momento. A tempestade é considerada a maior dos últimos dez anos a atingir o país asiático.

Segundo a rede de TV japonesa NHK, três pessoas morreram na ilha de Izu Oshima, a cerca de 120 km de Tóquio; rios transbordaram, e várias casas foram danificadas. Na capital, que não registrou grandes danos materiais, uma mulher morreu levada pela enxurrada.

A tempestade provocou ventos muito fortes e chuva torrencial na hora em que o trânsito de Tóquio é mais movimentado pela manhã. Houve interrupção na circulação de alguns trens e do metrô. Voos para os aeroportos de Narita e Haneda foram suspensos, e escolas foram fechadas por precaução.

Segundo a Agência Meteorológica do Japão, o Wipha chegou a atingir 180 km/h. Depois de passar perto de Tóquio, ele subiu pela costa japonesa do Pacífico; a expectativa é que ele se enfraqueça e seja rebaixado para o nível de tempestade tropical.

Ainda há, porém, temores de que o tufão passe perto da usina nuclear desativada de Fukushima, 220 km ao norte da capital. Neste quarta-feira a tempestade segue rumo a região que presenciou um dos piores desastres nucleares da história devido a um terremoto em 2011. A empresa responsável pela usina, a Tokyo Electric Power Corp., anunciou já estar tomando medidas preventivas.

Fonte: Folhapress