Translation Support

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Secretário-chefe do gabinete japonês diz que funcionários do Japão e da China buscam meios de melhorar as relações bilaterais

O secretário-chefe do gabinete japonês, Yoshihide Suga, disse que funcionários do governo do Japão e da China estão trocando idéias sobre como melhorar os laços bilaterais.

Suga prestou esta declaração à imprensa, na quarta-feira.

Ele disse que algumas vezes o governo anuncia visita de diplomatas e outras vezes não divulga. Explicou que isto depende das questões que estão sendo discutidas e das relações com o país envolvido.

Suga disse ainda que o Japão e a China mantiveram diálogo e trocaram ideias, em vários níveis. Porém esclareceu que o governo nem sempre vai divulgar os encontros.

Um funcionário de alto escalão da chancelaria chinesa visitou secretamente o Japão no início deste mês numa aparente tentativa de terminar com a disputa diplomática envolvendo as Ilhas Senkaku.
Fontes bem informadas revelaram que o funcionário chinês se encontrou com um funcionário de alto escalão do lado japonês para trocar idéias numa tentativa de melhorar as relações bilaterais ora perturbadas. Porém tudo indica que a reunião não resultou em progresso.

Fonte: NHK