Translation Support

sábado, 5 de outubro de 2013

Instituto Cultural e Científico Brasil Japão e CCIBJ do Paraná sediam concurso de oratória de língua japonesa

A Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná em parceria do Instituto Cultural e Científico Brasil Japão sediou neste sábado, 5, o 29° Concurso de Oratória de Língua Japonesa do Paraná, evento chancelado pelo Consulado Geral do Japão em Curitiba e Fundação Japão.

Promovido pelo Centro de Estudos de Língua Japonesa do Paraná, Aliança Cultural Brasil Japão do Paraná, Curso de Extensão de Língua Japonesa da UFPR, Curso Bunkyo de Língua Japonesa da Associação Cultural e Beneficente Nipo-brasileira de Curitiba, o evento reuniu estudantes de todo o estado.

Contando com a presença do presidente da CCIBJ do Paraná, Yoshiaki Oshiro, do Cônsul Geral do Japão para a região Sul, Yoshio Uchiyama, do presidente do Clube Nikkei de Curitiba, Akira Ishizaki, do diretor geral da multinacional japonesa, Sysmex do Brasil, Yuki Hyogu, do presidente da Associação Brasileira de Dekasseguis, Teichum Hiramatsu, entre outras lideranças, o evento premiou seis participantes, tendo o vencedor,  Alvaro Komiya,  conquistado o direito de disputar o concurso nacional a ser realizado em novembro.

De acordo com Oshiro, o concurso é de vital para a manutenção do idioma japonês. "Para nós é uma honra apoiarmos eventos desta ordem. O domínio da língua japonesa, principalmente entre os mais jovens, é uma meta de fundamental importância para a continuidade da cultura nikkei em nosso país. Parabéns aos professores, alunos e entidades envolvidas neste árduo e gratificante trabalho" concluiu.

O júri foi composto pelo consulado geral do Japão e por voluntários da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).