Translation Support

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

China tenta melhorar relacionamento econômico com Japão

Enquanto as relações do Japão com a China continuam tensas, medidas estão sendo tomadas no sul da China para fortalecer os laços econômicos bilaterais. No Comentário de hoje, perguntamos a Shun Ishibe, correspondente da NHK em Gyangzhou, cidade da província chinesa de Guandong, a respeito das mudanças que estão por vir.

O comentarista diz que na província de Guangdong, autoridades e empresários estão incrementando os esforços para atrair negócios japoneses. Na cidade de Zhaoquing, na mesma província, uma feira de recrutamento foi realizada no último sábado a fim de contratar estudantes que buscam emprego em empresas japonesas. Cerca de 600 estudantes participaram. Este tipo de evento exclusivo para empresas japonesas é muito raro. O governo da província também está enviando uma missão de cerca de 50 funcionários públicos e empresários a Tóquio neste fim de semana para realizar um seminário sobre investimento.

Autoridades chinesas evitavam tomar este tipo de iniciativa desde que o Japão nacionalizou as Ilhas Senkaku no ano passado. O Japão controla as ilhas. A China as reivindica. A inicativa de Guandong chama a atenção por ser a primeira província chinesa em uma ano a enviar uma missão empresarial ao Japão.

Por trás destas mudanças é notável que a província de Guangdong, no sul da China, tenha retomado os esforços para atrair investimentos japoneses. A província é a maior da China em termos econômicos. Ela se desenvolveu como a vanguarda da reforma e abertura do país. Contudo a província também enfrenta dificuldades como a necessidade de mudanças estruturais e correção de disparidades regionais. Cerca de 2 mil empresas japonesas atualmente operam na província e impulsionam a economia local. Porém algumas ficaram cautelosas em fazer novos investimentos. Os custos trabalhistas estão aumentando e há pouca oferta de mão de obra. Grandes manifestações contra o Japão no ano passado enfatizaram os riscos envolvidos.

Contra este panorama, funcionários da província estão tentando manter o crescimento econômico, amenizando os receios das empresas japonesas e tentando atrair novos investimentos.

O governo chinês ainda mantém sua postura firme no tocante à questão das Ilhas Senkaku. Contudo é verdade que algumas mudanças começaram a serem vistas. Aparentemente Pequim agora tolera medidas como a missão econômica da província de Guangdong. Os sentimentos contra o Japão parecem estar se dissipando entre as pessoas, principalmente no sul da China. No domingo, o Consulado Geral do Japão em Guangzhou realizou um evento chamado Dia do Japão, para promover melhor a cultura japonesa.

Todos querem ver se estas medidas econômicas irão levar a mudanças na postura intransigente do governo da China.

Fonte: NHK