Translation Support

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Reunião com empresa do Japão debate diferentes interpretações da PNRS

Representantes da multinacional japonesa especializada na manufatura de equipamentos e geradores de recuperação energética de resíduos, Hitachi Zosen (HITZ) estiveram na manhã desta quinta-feira, 10, na sede da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná.

A visita, de caráter técnico, teve por objetivo discutir a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) aprovada em 2010 e que até o presente momento possui alguns de seus artigos interpretados sob diferentes perspectivas, cenário que cria barreiras na expatriação de futuros investimentos do Japão no país.

Contando com a presença do deputado estadual Teruo Kato, a reunião evidenciou a dificuldade dos japoneses em compreenderem com plenitude os complexos trâmites burocráticos em torno não só da vigência da referida política, bem como das leis brasileiras em torno desta. "Alguns projetos de Lei que circulam na esfera estadual e municipal (provavelmente elaborados antes de 2010) impactam diretamente em artigos da PNRS. Tal ocorrência reflete diretamente na "disposição" de alguns setores do capital privado japonês em efetivar novos negócios em nosso país. Precisamos atuar em consonância dos key players locais para tentarmos resolvermos impasses desta ordem" expôs Yoshiaki Oshiro, presidente da CCIBJ do Paraná.

De acordo com Fujio Takamura, diretor da entidade, o importante é que eventuais conflitos normativos como este sejam devidamente reportados as autoridades, num claro exercício de Government Affairs. "Ouvirmos as relevantes observações encaminhadas pela HITZ na reunião de hoje demanda uma participação direta da entidade junto aos legisladores locais. Portanto, não podemos ficar de braços cruzados, sobretudo em virtude da falta de clareza de algumas diretrizes" concluiu.

Sobre a empresa, acesse: