Translation Support

sábado, 13 de abril de 2013

Recall de carros no Japão afeta Brasil


Quatro montadoras de veículos japonesas - Toyota, Honda, Nissan e Mazda - convocaram ontem recall de cerca de 3,4 milhões de veículos em todo o mundo, em razão de problemas em airbags fornecidos pela Takata Corp. Os acessórios têm risco de incendiarem ou ferir passageiros.

A Toyota Brasil informou ao Ministério da Justiça (MJ) que serão convocados, a partir do dia 25 de abril, proprietários 28.964 carros. Será verificada a necessidade da substituição do airbag dianteiro dos modelos Corolla XEi e SEG, fabricados entre 2002 e 2003 (chassis 9BR538500004 a 9BR538530349).

A Honda informou que está verificando a incidência no país. Já a Nissan disse depender da matriz para verificar a ocorrência no Brasil. A Mazda não opera no mercado nacional, mas seus modelos podem ser importados de forma independente.

O ministério notificou as montadoras a apresentar imediatamente o comunicado de recall, o que só foi feito pela Toyota. Segundo a Secretaria Nacional do Consumidor, caso os esclarecimentos não sejam apresentados, elas podem sofrer sanções baseadas do Código de Defesa do Consumidor. 

Fonte: O Globo