Translation Support

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Prefeitura troca informações com japoneses sobre conceito de Smart Cities


O prefeito Gustavo Fruet e o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Sérgio Pires, receberam na manhã desta sexta-feira (26) a visita de uma comitiva do Japão para a troca de informações sobre o conceito de smartcities (cidades inteligentes) desenvolvido naquele país.

Estiveram reunidos no gabinete do prefeito, no Palácio 29 de Março, o cônsul geral do Japão em Curitiba, Yoshio Uchiyama, e representantes da Japan International Cooperation Agency (JICA), chefiados por Katsura Myasaki.

A delegação japonesa participou, nos últimos dias, de diversas reuniões com representantes do Ippuc, com o secretário municipal de planejamento, Fabio Scatolin, e também com o presidente da Urbs, Roberto Gregório, para se inteirar dos projetos que vêm sendo desenvolvidos em Curitiba nas áreas de mobilidade urbana e meio ambiente. Para tanto, bairros da capital paranaense, principalmente na região sul, foram visitados.

De acordo com Sérgio Pires, Curitiba quer criar o seu próprio modelo de smartcity e, por esse motivo, o intercâmbio com os japoneses é muito importante. “Queremos uma cidade mais humanizada e participativa. Por isso estamos ouvindo e conhecendo as experiências japonesas e, a partir das ideias desenvolvidas por lá, criar um modelo para Curitiba”, disse

Katsura Myasaki afirmou que o Japão tem experiência suficiente para contribuir na criação deste modelo de “Curitiba do Futuro”, principalmente no desenvolvimento de ferramentas de ordenamento urbano. Ela destacou que a JICA tem um trabalho de cooperação técnica com diversos países e visualiza no Brasil a possibilidade de intercâmbio de ideias e desenvolvimento de parcerias.

Acompanhará integralmente o prefeito durante sua estadia no Japão, o assessor de Assuntos Internacionais da Prefeitura de Curitiba e diretor de Relações Internacionais da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná, Jorge Yamawaki.

Fonte: PMC