Translation Support

quarta-feira, 10 de abril de 2013

China preocupada com acordo entre Japão e Taiwan


O governo da China expressou grave preocupação em relação ao acordo entre o Japão e Taiwan sobre direitos de pesca nas áreas próximas às Ilhas Senkaku.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Hong Lei, fez essa declaração durante uma coletiva de imprensa realizada na quarta-feira.

Ele disse que a China espera que o Japão respeite o seu compromisso em relação à questão de Taiwan e lide com a situação de maneira correta e prudente.

De acordo com a declaração conjunta sino-japonesa de 1972, o Japão compreende e respeita de maneira total a posição do governo da China de que Taiwan é uma parte inseparável do território chinês.

Desta vez, o acordo na área de pesca entre o Japão e Taiwan foi formulado como um pacto da área privada.

Pescadores taiwaneses recebem positivamente acordo com o Japão


Um grupo de pescadores taiwaneses recebeu de forma positiva o novo acordo entre o Japão e Taiwan.

O chefe da associação de pescadores do condado de Yilan, Chen Chun-sheng, disse na quarta-feira que o acordo trará melhorias para a vida dos pescadores taiwaneses.

Cheng afirmou que o acordo permitirá aos pescadores de Taiwan trabalhar sem preocupação com a repressão japonesa na região de ilhas em disputa. Ele também disse que haverá um aumento na pesca local.

Fonte: NHK