Translation Support

terça-feira, 9 de abril de 2013

Diretor de assuntos de Meio Ambiente da Câmara realiza palestra na sede do SESCAP/PR


O Grupo de Estudos do SESCAP-PR se reuniu na noite dessa terça-feira, 9, na sede da entidade em Curitiba para discutir as implicações das Lei Ordinária n° 13.965 que obriga fabricantes, importadores, distribuidores e revendedores de Curitiba a darem um destino correto aos resíduos sólidos gerados, incluindo lixo eletrônico.

Palestrando sobre o tema, o diretor de Assuntos de Meio Ambiente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná, Antônio Cabanilhas, fez menção sobre a importância dos empresários locais em estarem atentos e atualizados perante a referida lei, que entrará em vigor em junho deste ano.

Cabanilhas, que também é presidente do Instituto Reciclar Terra Santa (IRTS), destacou que a devolução de produtos ao fabricante no pós-consumo é uma tendência mundial já praticada em diversos países como o Japão e Alemanha, e que o Brasil, por meio da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRD), vem seguindo esta nova e importante diretriz tendo por fundamento a preservação do meio ambiente. "A logística reversa é um poderoso instrumento de desenvolvimento econômico e inserção social. Composto por uma série de normativas, ela irá revolucionar a maneira como produzimos, comercializamos e reciclamos materiais. O destino apropriado somado ao reaproveitamento correto dos resíduos sólidos gerados é um desafio que precisa ser norteado pelas empresas do estado, pois beneficiará toda a população" concluiu.

Com clientes como a multinacional New Holland e parceiros como as Faculdades Santa Cruz, o IRTS tem o intuito de auxiliar e conscientizar cidadãos e empresas a darem um destino correto aos resíduos sólidos gerados e produzidos, provendo amparo e suporte no cumprimento de algumas das leis e regulamentos decorrentes da PNRD, em vigor desde outubro de 2010 e que possui previsão de aplicação em 2014.

Sobre o IRTS, acesse: