Translation Support

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Câmara recebe pesquisador do Japão

O presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná, Yoshiaki Oshiro, recebeu na última segunda-feira, 15, o pesquisador e representante da empresa japonesa Campo Agribusiness Consulting Co., Ltd., Sho Yamada.

Na pauta a realização de pesquisa sobre as potencialidades da agricultura local, além da prospecção de possíveis parceiros comerciais.

VISITAS TÉCNICAS E INSTITUCIONAIS

Além da reunião na sede da entidade, Yamada participou de uma série de visitas em Curitiba e região metropolitana, todas agendadas e mediadas pela Câmara.

Na prefeitura de Colombo, através de audiência conjunta com os secretários Antonio Ricardo Migioransa (Indústria e Comércio) e Marcio Toniolo (Agricultura e Abastecimento), Yamada pôde se familiarizar com os programas em execução pelo município e que beneficiam os produtores locais.

De acordo com Toniolo, o intercâmbio de informações com o Japão traz um novo leque de possibilidades ao município, promovendo o fomento de novos negócios. "Expormos as nossas potencialidades econômicas a comitivas do exterior intensificam o surgimento de novas parcerias, além de evidenciarem a qualidade dos produtos produzidos localmente” destacou.

Na seqüência a comitiva pôde conhecer in loco dois modelos de propriedades rurais estabelecidas no município e que trabalham com a produção e processamento de alimentos orgânicos: Chácara Strapasson e Gasparin & Filhos.

Já na terça-feira, 16, foi a vez da comitiva visitar a empresa curitibana CCM do Brasil, especializada na manufatura de máquinas e equipamentos agrícolas, que através de seu presidente, Hirofumi Nakagiri, apresentou dados referentes ao funcionamento e aplicação dos incentivos fiscais concedidos pelo estado.

No período da tarde foi a vez de Flávio Turra, Gerente Econômico do Ocepar receber Yamada. A pauta teve por objetivo debater as barreiras impostas pelo governo japonês que atualmente impedem a exportação de alimentos produzidos no país, como no caso da carne suína. "O Japão tem totais condições de ampliar sua participação na balança comercial paranaense. Todavia ainda existem inúmeros entraves que precisam ser trabalhados em conjunto a fim de revertermos este cenário".

Para Yamada as reuniões realizadas na região foram extremamente produtivas. O mesmo ressaltou ainda a importância do trabalho de mediação da Câmara. “Agradeço imensamente o suporte oferecido pela entidade durante a minha breve estadia na capital paranaense. As informações obtidas nos últimos dias serão de extrema valia para a constituição de pesquisas futuras, além de servirem de base para o início de uma relação comercial bilateral” finalizou.