A produção industrial de Japão e Coreia do Sul apresentou desaceleração em julho. O fraco desempenho de duas das maiores economias da Ásia vem ampliar os receios sobre a recuperação da economia global.
O Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão anunciou ontem que a produção industrial do país teve uma expansão de apenas 0,6% em julho, na comparação com junho. Contribuíram para o fraco desempenho a alta do iene, que prejudica as exportações, o racionamento de energia, ainda em função do terremoto de março, e a queda na demanda global.
Na Coreia do Sul, a produção industrial apresentou recuo de 0,4% em relação à atividade registrada em junho, de acordo com a Statistics Korea. A agência estatal de estatísticas sul-coreana também informou que a inflação subiu de 4,7% em julho para 5,3% no mês passado, superando as expectativas de analistas.
A alta dos preços agrava o dilema do Bank of Korea (o banco central do país) de aumentar a taxa de juros num momento em que a demanda global em retração põe em cheque a produção industrial da nação e abala a confiança de consumidores e empresas.
Fonte: Agências Internacionais/Valor