Translation Support

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Núcleo da inflação ao consumidor no Japão sobe 0,1% a.a. em julho

TÓQUIO – O núcleo do índice de preços ao consumidor do Japão subiu 0,1% em julho em relação a igual mês de 2010, apesar da mudança do ano-base do indicador de 2005 para 2010, o que deu um viés de baixa ao índice, segundo relatório divulgado pelo governo nesta sexta-feira.

O resultado de julho ficou acima da média das previsões dos economistas entrevistados pela Dow Jones e Nikkei, que era de uma contração de 0,1%. Em junho, o núcleo da inflação ao consumidor registrou uma queda de 0,2% ao ano.

Na área metropolitana de Tóquio, o núcleo da inflação ao consumidor, considerado um indicador da tendência dos preços em todo o país, recuou 0,2% ao ano em agosto, superando a previsão de declínio de 0,1% dos analistas. Em julho, houve uma contração de 0,1% ao ano do núcleo da inflação ao consumidor.

O dado de núcleo da inflação ao consumidor exclui os preços de alimentos frescos, mas inclui o de energia.

“Considerando o impacto do iene elevado e desaceleração das economias no exterior, além da revisão do ano-base, as variações anuais no núcleo da inflação ao consumidor provavelmente vão ficar positivas pelos próximos dois anos”, disse Kyohei Morita, economista-chefe do Barclays Capital no Japão.

Apesar da inesperada alta da inflação, os mercados continuam a projetar um prolongado cenário de política monetária frouxa no Japão. O banco central japonês já avisou que vai manter sua taxa de juro básica perto de zero até que a economia comece a superar a pressão deflacionária.

(Dow Jones)