O Japão lançou ontem novas medidas cambiais para ajudar exportadores, na esperança de segurar a valorização do iene. Essa é a terceira intervenção do governo no câmbio. Entre as medidas, está a destinação de US$ 100 bilhões para o Japan Bank for International Cooperation (JBIC) a fim de que o dinheiro seja repassado com juros baixos a empresas interessadas em investimentos fora do país.
O objetivo, segundo o ministro das Finanças japonês, Yoshihiko Noda, é incentivar as companhias domésticas a realizar fusões e aquisições no exterior e adquirir recursos energéticos. A expectativa é de que o programa, que tem previsão de durar um ano, incentive o setor privado a fazer bom uso da força do iene ante o dólar e, ao mesmo tempo, alivie a apreciação da moeda japonesa.
A moeda japonesa ganhou terreno pois é vista como investimento seguro em relação a outros ativos. O governo japonês também determinou que os dealers no mercado de câmbio das principais instituições financeiras reportem suas posições diariamente ao longo de setembro. Mais de 30 instituições vão ser monitoradas duas vezes ao dia.
Fonte: Valor