Translation Support

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Câmara no anúncio da nova fábrica da Cargill em Castro

A Cargill escolheu o município de Castro Paraná para construir sua nova fábrica de processamento de milho para produção de soluções em amidos e adoçantes. O protocolo de intenções foi assinado nesta sexta-feira (5), em Castro, entre o presidente da empresa, Marcelo Martins, o governador Beto Richa e o prefeito Moacyr Fadel Junior em evento realizado no Memorial da Imigração Holandesa.

Serão investidos cerca de R$ 350 milhões para acompanhar o crescimento da demanda de clientes no país, o que representará um aumento de 30% na capacidade de moagem de milho da empresa para a América do Sul. A nova fábrica terá cerca de 200 funcionários diretos, com a geração de mais 600 postos de trabalho indiretos. O início das operações está previsto para 2013.

“Recebemos um ótimo suporte e atendimento das áreas técnicas dos municípios, que apresentaram ótimas condições para receber a fábrica. A escolha considerou disponibilidade da matéria-prima, proximidade de clientes e condições logísticas, que, em seu conjunto, fizeram de Castro a localidade com o maior conjunto de atributos para a instalação da nova unidade”, afirma Gonzalo Petschen, líder da Unidade de Negócio Amidos & Adoçantes América do Sul da Cargill. A empresa havia anunciado sua decisão em construir uma nova fábrica no início do ano e, desde então, um Comitê Técnico vinha avaliando as alternativas para a localização dessa nova fábrica.

O presidente da Cargill, Marcelo Martins, destacou que a nova fábrica foca o segmento da cadeia agrícola, um dos três ramos de negócios da empresa que também atua na área de alimentos e gestão de negócios de risco financeiros e commodities. “Esta é a segunda fábrica no setor de amidos e adoçantes no Brasil, o que reforça nosso compromisso com o País”. Além disso, há potencial para desenvolver uma biorrefinaria com indústrias de ponta que poderão vir a compor um complexo industrial”.

O governador do Paraná, Beto Richa, afirma que o investimento da Cargill segue a linha do governo, que busca ampliar o horizonte da agroindústria, gerar inovação tecnológica e fortalecer o processo de industrialização em todo o Estado. "Com diálogo e abertura ao capital produtivo, o Paraná todo volta à rota dos grandes investimentos industriais. Este empreendimento em Castro é uma mostra da atenção que damos para o fortalecimento econômico dos municípios do interior paranaense", declara.

Richa destacou ainda que a vinda da Cargill para Castro é uma conquista para todos e ressaltou a participação do prefeito Moacyr Fadel Junior para atrair o investimento. “Moacyr teve participação decisiva e essa união entre governo e município efetivou a instalação da Cargill em Castro”.

O prefeito Moacyr Fadel Junior afirma que Castro vive um momento especial em sua industrialização. Além do fortalecimento da agroindústria, esse investimento vai gerar novos empregos e mudar a realidade econômica do município. Ele agradeceu o empenho do governo do Estado e dos diversos setores da sociedade castrense que apoiaram a vinda da empresa para o município. “Honrada em receber a Cargill, Castro se sente preparada e de braços abertos para essa grande conquista. A Cargill significará muito para a comunidade. É o início de uma nova era, promissora para todos”, diz. As obras serão iniciadas no primeiro semestre de 2012.

Sobre a Cargill

A Cargill produz e comercializa internacionalmente produtos e serviços alimentícios, agrícolas, financeiros e industriais. Fundada em 1865, a companhia emprega 131 mil funcionários em 66 países. A Cargill ajuda seus clientes a alcançar o êxito por meio da colaboração e da inovação, e está comprometida a usar seu conhecimento e experiência globais para superar desafios econômicos, ambientais e sociais onde quer que faça negócios.

No Brasil desde 1965, a Cargill tem sua origem no campo, a partir das atividades agrícolas, e hoje constitui uma das maiores indústrias de alimentos do País. Com sede em São Paulo (SP), a empresa está presente em 13 Estados brasileiros por meio de unidades industriais e escritórios em aproximadamente 122 municípios e cerca de seis mil funcionários.

Convite

O convite para a participação da câmara na solenidade surgiu do prefeito Moacyr Junior, que recentemente reuniu-se com o presidente da entidade, Yoshiaki Oshiro, tendo a oportunidade de familiarizar-se com os trabalhos desenvolvidos pela mesma sobretudo na mediação de investimentos japoneses no estado.

Fonte: Prefeitura de Castro