TÓQUIO – Um relatório encomendado pelo ministro de Política Econômica e Fiscal Kaoru Yosano vai destacar a necessidade de elevação do imposto sobre consumo apesar dos crescentes alertas contra tais medidas dentro do governista Partido Democrático do Japão (PDJ), segundo informa o diário The Nikkei.
O relatório sobre Crescimento Econômico e Solidez Fiscal, que será divulgado nesta terça-feira pelo Gabinete japonês, é visto como uma mensagem de Yosano, um defensor da disciplina fiscal, para que o país avance na reforma integrada da seguridade social e do sistema tributário, mesmo se for removido do seu posto, considerando a iminente saída do primeiro-ministro Naoto Kan.
Vários membros do PDJ vistos como potenciais sucessores de Kan têm defendido o aumento da oferta monetária, através de medidas como a compra direta de bônus governamentais pelo banco central, como forma de dar impulso ao crescimento econômico. O rascunho do relatório de Yosano diz que o crescimento através de preços mais altos, que não estejam atrelados ao crescimento real, não vão levar a uma melhora nas finanças públicas.
Políticas econômicas e fiscais que tenham como foco o aumento da oferta monetária e taxas nominais de crescimento econômico são problemáticas, porque não apenas elevam a receita tributária mas também aumentam os gastos e é improvável que a receita cresça muito mais rápido do que as despesas, diz o rascunho do relatório.
(Dow Jones)