Translation Support

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Partido Democrata elege Yoshihiko Noda o novo premiê do Japão

TÓQUIO – O ministro de Finanças do Japão, Yoshihiko Noda, foi eleito primeiro-ministro nesta segunda-feira pelo Partido Democrata, que governa o país.

Aos 54 anos, Noda, conhecido por ser um conservador na área fiscal, derrotou em segunda votação o ministro de Economia e Comércio, Banri Kaieda, por 215 votos contra 177, depois que nenhum dos cinco candidatos iniciais conseguiu obter a maioria.

Na primeira votação, Noda havia obtido 102 votos e Kaieda, 143. O resultado deixou de fora o ministro de Relações Exteriores, Seiji Maehara, que era o favorito da opinião pública. Kaeida, por sua vez, tinha o apoio de Ichiro Ozawa que, embora atualmente afastado do partido enquanto aguarda julgamento em um escândalo de levantamento de fundos, exerce forte influência sobre boa parcela dos correligionários.

Os outros candidatos eram o ministro de Agricultura, Michihiko Kano, e o de Transportes, Sumio Mabuchi. Poucas diferenças notáveis surgiram entre os cinco durante as entrevistas coletivas e o debate que ocorreram neste fim de semana. De modo geral, suas falas estiveram carregadas de retórica, mas carentes de propostas concretas. Todos prometeram reativar a economia japonesa e dar mais apoio aos esforços de reconstrução.

Noda será o sexto primeiro-ministro do Japão em cinco anos. Como tarefa, terá de enfrentar a crescente dívida nacional e pôr um fim à crise nuclear, que provocou o deslocamento de 100 mil pessoas. Ele sucede Naoto Kan, que havia renunciado na sexta-feira depois de pouco mais de um ano no cargo e em meio a críticas públicas sobre o modo como lidou com o tsunami e a subsequente crise nuclear.

(Associated Press)