Translation Support

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Veja como foi: BONENKAI 2012



Contando com cerca de 110 convidados, incluindo o novo Cônsul Geral do Japão para a região sul, Yoshio Uchiyama, o Cônsul Geral Adjunto, Takahiro Iwato, o Cônsul Geral das Filipinas, Kiyoshi Ishitani, o coordenador geral da COMEC, Rui Hara, o vereador de Curitiba, Professor Galdino, o ex-Cônsul Geral do Brasil no Paraguai, Cesar Fleury, além de representantes do capital privado japonês e empresas associadas, o jantar celebrou o fim do calendário oficial de atividades da entidade.

Em seu discurso de boas-vindas, o presidente Oshiro contextualizou as principais ações de 2012, destacando a participação no “2 Brazil Japan Workshop for Promotion of Energy Efficiency and Conservation/Capacity Building’’ realizado em Tóquio no início do ano e que contou com a coordenação da Câmara, além dos dois seminários internacionais realizados acerca do tema em parceria da JETRO e FIEP: “1 Seminário Paraná-Japão de Soluções Energéticas” & “1 Conferência Paraná-Japão de Recuperação Energética de Resíduos’’. 

O presidente realçou o trabalho de suporte realizado pela entidade, relatando que em 2012 mais de 50 empresas japonesas visitaram o estado não só buscando alternativas de investimentos, bem como constituindo parcerias institucionais de caráter cooperativo como é o caso da Nihon Suido Co., Ltd, empresa que vem auxiliando a Sanepar na reformulação de sua infraestrutura. Ainda segundo Oshiro, outra ação de destaque em 2012 foi a assinatura do convênio com a FMO Co., Ltd, empresa japonesa de consultoria empresarial que nas últimas décadas vem atuando intensamente no fomento das relações bilaterais Paraná-Japão.

Para o Cônsul Uchiyama, a Câmara desempenha um papel de ligação com o capital privado japonês, os auxiliando em futuros investimentos no estado. “A câmara japonesa de comércio do Paraná vem desenvolvendo um importante papel de suporte junto às empresas japonesas que aqui aportam. Precisamos transformar este interesse pelo Paraná em investimentos concretos, promovendo parcerias e reforçando nossos potenciais econômicos” finalizou.

Contudo, o ponto alto da noite, sem dúvida, foi a singela e gentil homenagem do Cônsul Ishitani ao vice-presidente e um dos fundadores da entidade, Yoshio Okamura, falecido em outubro deste ano. “Gostaria de pedir 1 minuto de silêncio em respeito não só ao empresário, ao idealista, ao inventor, ao vice-presidente da Câmara Yoshio Okamura. Mas também ao amigo, ao irmão, ao pai, ao avô, ao baluarte Okamura-san, que transformou todos os seus sonhos em realidade através de uma receita muito simples, baseada no trabalho dedicação, honestidade e respeito ao próximo. Iremos sentir muito a sua falta, mas estamos seguros que o mesmo estará olhando por nós lá de cima” disse Ishitani.



Ao final do jantar, como é tradicionalmente realizado todos os anos, a entidade sorteou e distribuiu dezenas de brindes e presentes, doados gentilmente por empresas parceiras e associadas.  Este ano, a exemplo do ano passado, todos os convidados ganharam uma lembrança de fim de ano, reforçando o respeito da entidade para com seus mantenedores e parceiros.

AGRADECIMENTOS

Aproveitamos o espaço para reforçarmos nossos sinceros agradecimentos a todas as empresas que nos ajudaram a realizar o Bonenkai 2013 através da doação de brindes: CCM do Brasil (prêmios da noite), Denso do Brasil, Furukawa Industrial, Nippon Express, Jica, Elco Engenharia, Viaplan Engenharia, CM Engenharia, Farmácias Nissei, Satech Telecomunicações, Caban Telecom, Kenji Química, Air Marketing, Revista Auto Estima, Complast, Cooperativa Sanjo, Vinhos Hiragami, Restaurante Nakaba.

E finalmente agradecermos a todos os diretores e amigos da entidade que se envolveram diretamente na coordenação deste ano, em especial Shiniti Ueta, que deslocou-se de Maringá exclusivamente para o evento.