Translation Support

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Câmara é novamente convidada pelo governo japonês para coordenar participação do Paraná em workshop no Japão


No início desta semana, Hitoshi Maeshima, representante do Centro de Eficiência Energética do Japão – ECCJ (órgão coligado ao Ministério da Economia, Indústria e Comércio do Japão – METI) oficializou a Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná pelo segundo ano consecutivo como entidade coordenadora da missão paranaense que irá participar do “2 Brazil Japan Workshop for Promotion of Energy Efficiency and Conservation/Capacity Building’’ no Japão.

Segundo Maeshima, a escolha da entidade foi natural, uma vez que a mesma desempenhou com competência e agilidade os trabalhos frente à coordenação da comitiva brasileira que participou da primeira edição do workshop, realizada no início deste ano e que além do Paraná, contou com representantes de São Paulo e Rio de Janeiro. “Além do excelente trabalho em torno da primeira edição do workshop, a entidade ainda realizou dois seminários Paraná-Japão (em parceria da FIEP e JETRO) ligados ao tema, solidificando ainda mais as relações institucionais vigentes” finalizou.

Segundo Heberthy Daijó, diretor de Relações Internacionais da Câmara, o escopo da segunda edição segue os propósitos do realizado no início de 2012. “O Japão continua atuando incisivamente na promoção de novas tecnologias e soluções ligadas ao setor de energia, especialmente aquelas ligadas à utilização desta de maneira racional e sustentável. Identificarmos novas oportunidades comerciais e sabermos inserir o Paraná dentro deste contexto é o nosso desafio”.

Ainda de acordo com Daijó, a comitiva será composta por 20 pessoas, incluindo membros do governo do estado, terceiro setor e representantes de empresas locais ligadas ao setor. “Tivemos algumas reuniões com o secretário de estado do Planejamento, Cassio Taniguchi, na qual o mesmo antecipou o interesse do estado em estar participando da missão do ano que vem não só por tratar-se de um tema estratégico para o governo, mas por envolver o setor de energia e novas tecnologias, ativos fundamentais para o desenvolvimento harmonioso do estado nas próximas décadas” finalizou.

Além do secretário de Planejamento (SEPL), o workshop do ano que vem deverá contar com a presença do secretário de Ciências e Tecnologia (SETI), Alipio Leal, do presidente do Tecpar, Julio Felix, do presidente do IAP, Luiz Tarcisio Mossato, do diretor de novas energias da COPEL, Henrique Ternes, do presidente do Parque Tecnológico de Itaipu, Juan Carlos Sotuyo, do presidente da FIESC, Glauco Corte, do presidente da Compagas, Luciano Pizzatto, e demais membros.

A missão deve partir em 25 de janeiro de 2013, com retorno previsto para 6 de fevereiro. Até o momento, o roteiro prevê, além das visitas técnicas, visita a Smart Community da Toyota e a participação na ENEX 2013, uma das principais feiras de eficiência energética do Japão.