Translation Support

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Banco do Japão vai rever meta de inflação


O Banco Central do Japão concordou em rever sua meta de inflação após a solicitação feita por Shinzo Abe, líder do Partido Liberal Democrático. Abe deverá se tornar o primeiro-ministro do Japão na semana que vem.

O banco tomou essa decisão na reunião do conselho de políticas que terminou na quinta-feira. O conselho visa discutir pontos de contenção e chegar a uma conclusão na sua reunião sobre políticas no mês de janeiro.

Abe deseja fazer com que a economia do Japão saia da situação deflacionária. Ele está pedindo ao Banco Central que assine um acordo com o seu próximo mandato no sentido de dobrar a meta de inflação do banco para 2%.

A taxa de inflação do Japão tem estado, em média, na faixa inferior de um por cento, mesmo durante a época da economia de bolha. Atualmente, a taxa permanece por volta de zero por cento.

Algumas autoridades do Banco Central do Japão insistem que o banco deveria verificar que efeitos haveria nas vidas das pessoas se a inflação dobrar.

Outras receiam manter um acordo com o governo central. Elas dizem que tal fato poderá dificultar o Banco Central a conduzir medidas monetárias flexivelmente em vista das condições do mercado econômico e financeiro.

Fonte: NHK