Translation Support

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Hamaya do Brasil dá início à exportação de resíduos eletrônicos ao Japão

Sediada em Fazenda Rio Grande desde o início de 2012, a Hamaya do Brasil, multinacional japonesa especializada na reciclagem de resíduos eletrônicos ou e-waste, comemorou no início desta semana, a liberação de seus primeiros contêineres ao Japão.

Segundo Roberto Itai, diretor geral da empresa no país, a empresa vinha enfrentando inúmeros desafios de ordem jurídica e diplomática no intuito de viabilizar o envio dos resíduos coletados no país ao Japão, que utiliza estes componentes como matéria-prima para a manufatura de novos equipamentos. “Em função do Tratado da Basiléia, nossa empresa viu-se impedida de exportar resíduos eletrônicos ao Japão. Após meses de muita negociação com o IBAMA e o Ministério do Meio Ambiente do Japão, conseguimos os documentos e as licenças necessárias para darmos seqüência as operações” disse.

Itai ainda frisou a recente greve portuária como um dos motivos para o atraso no cronograma das exportações. “Após termos resolvido os problemas em torno do referido tratado, nos deparamos com outro problema: a greve do Porto de Paranaguá. Contudo, buscamos alternativas, sendo através do porto Seco da Cidade Industrial de Curitiba uma delas. Através deste conseguimos dar seqüência ao processo e hoje, finalmente, estamos conseguindo desenvolver normalmente nossas atividades em consonância do Japão” relatou.

Sobre a abertura de filiais no país, Itai afirma que num primeiro momento o projeto de expansão ficara comprometido em função das barreiras burocráticas que surgiram este ano. Contudo, deixa claro a intenção da empresa em investir em outras regiões. "Sem dúvida, é um dos objetivos da Hamaya do Brasil atuar em outras regiões e mercados, especialmente no sudeste. Todavia, seguimos uma filosofia baseada no crescimento com responsabilidade e sustentabilidade. Ainda temos alguns objetivos a serem cumpridos no Paraná, para que então possamos dar início ao desafiante projeto de expansão" finalizou.

SOBRE A HAMAYA CORPORATION

Fundada em 1991 no Japão, a Hamaya Corporation possui suas atividades voltadas para o setor de reciclagem de materiais, em especial metais ferrosos, não ferrosos, eletroeletrônicos e equipamentos de informática (e-waste).

Contando hoje com 15 filiais, a empresa lidera no Japão o mercado de reaproveitamento de eletroeletrônicos usados, exportando  anualmente  cerca  de  3,50  milhões  de  peças (3.300 containeres) para mais de 50 países na Ásia, Oriente Médio, África e América Latina.

Em 2012, contando com o suporte da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná, a denominada "Hamaya do Brasil" deu início às operações da primeira filial internacional, impulsionada, sobretudo, pelos índices do setor no país, considerado pela ONU um dos maiores produtores de lixo eletrônico do mundo a frente de países como o México e China.