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segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Trading japonesa Mitsubishi terá negócio de frutos do mar na Tailândia


A Mitsubishi Corp. disse que vai criar um empreendimento no setor de camarões e frutos do mar na Tailândia, um dia depois de a rival Mitsui & Co anunciar um investimento na área de açúcar no mesmo país como uma estratégia das tradings japonesas de aumentar o foco de atuação em alimentos.

O maior conglomerado comercial do Japão em valor de mercado deve montar um negócio de camarão com a Thai Union Frozen Group  por meio da construção e compra de instalações existentes na costa do país do Sudeste Asiático , de acordo com comunicado da empresa. A Mitsubishi  terá participação de 49% do empreendimento e o custo total do projeto será de três bilhões de ienes (US$ 36 milhões).

“Esta estratégia ajudará a Mitsubishi a reponder ao crescimento da demanda global por alimentos e para cumprir o papel de ser fornecedor de uma oferta estável de recursos”, disse a companhia.

No negócio com a Thai, a Mitsubishi tem como alvo a capacidade anual de 10 mil toneladas de camarão. O consumo total do crustáceo (selvagem e o cultivado) é de cerca de 6,5 milhões de toneladas por ano, segundo a companhia.

No ano passado, a Mitsubishi investiu em carne e gado na China com a Cofco Corp., entrou no negócio de piscicultura de salmão no Chile e este ano obteve uma fatia na empresa brasileira Ipanema Coffees, assim como em minas de fosfato no Peru.

Depois de uma década de aumento nos lucros diante da demanda chinesa por carvão de coque e minério de ferro,  as maiores tradings do Japão estão mudando o foco para alimentos e negócios na área logística em função da demanda e os preços das commodities industriais em queda. A  Mitsui, segunda maior trading do Japão, cujo setor de matérias-primas representa mais de 90% dos lucros, declarou na semana passada que planeja expandir seus  ativos de não commodities nos próximos um a dois anos para que sejam responsáveis por 30% do lucro líquido em seis anos  ante cerca de 6%  em 2011.

As tradings japonesas têm procurado alimentos nos últimos anos para o crescimento de novos negócios, bem como retornos estáveis durante  períodos de volatilidade de preços das commodities industriais.

A Mitsui informou ontem que vai comprar 11,1% da Thailand’s Khonburi Sugar Public  e sua  empresa coligada Mitsui Sugar  vai adquirir  mais 5,6% da companhia tailandesa. As aquisições vão custar às duas empresas da Mitsui cerca de US$ 38 milhões.

A Mitsui também anunciou hoje que implementará a Mitsui Foods, uma subsidiária integral da companhia. A Mitsui registrou alta nas suas ações de 3,9% em Tóquio, o maior ganho em dois meses. Já as ações da  Mitsubishi subiram 2,4%, a maior valorização desde 15 de  novembro.

Fonte: Bloomberg