Translation Support

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Tepco divulga informe final sobre o desastre de sua usina nuclear Fukushima 1

A operadora da danificada usina de energia nuclear Fukushima 1, a Companhia de Energia Elétrica de Tóquio, de sigla Tepco, divulgou o seu informe final sobre sua investigação da crise que se seguiu ao terremoto e subsequente tsunami de 11 de março do ano passado.


O informe divulgado na quarta-feira, se baseia em entrevistas feitas com cerca de 600 funcionários da companhia, bem como inspeções in loco e análise de vários dados. Ele indica que os derretimentos ocorridos em 3 dos 4 reatores nucleares foram causados diretamente por perda de funcionamento de todo o sisstema de resfriamento. E isto foi devido ao tsunami ocorrido na ocasião que foi bem superior ao esperado pela Tepco.


O relatório admite que o gerenciamento pela companhia do sistema de resfriamento emergencial foi inadequado. Ele critica o governo por ter interferido direta e indiretamente nos esforços de resposta emergencial empreendidos pela Tepco. Diz ainda que funcionários do governo ignoraram o que estava realmente ocorrendo na áreas, causando assim uma confusão desnecessária.


A Tepco disse que foi aprendida uma lição a partir deste incidente que é a da necessidade de um sistema de resposta emergencial que leve em conta um reator nuclear que tenha perdido todas as suas funções.


Contudo, a Tepco ainda não sabe a extensão da radioatividade que teria sido liberada desde o início da crise, ou a extensão dos danos sofridos pelos reatores, resultantes do terremoto, independentemente do subsequente tsunami.


Fonte: NHK