Translation Support

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Japão registra mais um déficit comercial em maio


O déficit comercial do Japão subiu outra vez em maio, devido a um aumento das importações de combustível, em conexão com a paralisação de suas usinas nucleares de provisão de eletricidade.

O Ministério das Finanças disse num informe preliminar, na quarta-feira, que o déficit excedeu 11 bilhões de dólares. Este foi o terceiro mês consecutivo de déficit, e o de mais alto nível para o mês de maio, desde que dados pertinentes se tornaram disponíveis a partir de 1979.

As exportações subiram em 10%, em termos de ienes, em relação ao nível de um ano atrás, chegando a mais de 66 bilhões de dólares. Isto foi devido amplamente a um aumento dos embarques de carros para os Estados Unidos. Mas as importações também subiram em mais de 9%, chegando a um nível superior a 77 bilhões de dólares, em conexão com a elevação das importações de gás natural liquefeito para a geração de energia térmoelétrica. Os altos preços do petróleo bruto também foram fatores determinantes.

O comércio com a Europa ficou negativo pela primeira vez desde 1979. Isto surgiu devido à crise de débito dos países da zona do euro, com uma queda na demanda de semicondutores e outros componentes eletrônicos.


Fonte: NHK