Translation Support

sábado, 16 de junho de 2012

Revelação sobre incidente na usina nuclear de Ooi ocorre com 13 horas de atraso


A Companhia de Energia Elétrica de Kansai - operadora da usina nuclear de Ooi - afirmou que um alarme disparou na terça-feira no detector de nível de água do reator 3 da central geradora.

O reator em questão da usina nuclear situada na província de Fukui, região central do Japão, é um dos dois que estão sendo preparados para serem religados, de acordo com uma decisão do governo central tomada no sábado passado. A usina será a primeira que voltará a funcionar no país desde o acidente nuclear de 2011.

Na quarta-feira, a Companhia de Energia Elétrica de Kansai informou que o alarme sugeriu que o nível de água havia caído em um tanque utilizado para resfriar um gerador de energia elétrica no reator 3. Segundo a operadora, os trabalhadores que examinaram o tanque não detectaram vazamentos, mas o nível de água estava cerca de 5 centímetros mais baixo que o normal.

O governo montou um sistema especial de monitoramento com a presença de inspetores fixos na usina nuclear de Ooi, visando lidar prontamente com quaisquer acidentes ou problemas. A revelação do incidente de terça-feira, entretanto, ocorreu cerca de 13 horas após o disparo do alarme.

Segundo a Companhia de Energia Elétrica de Kansai, a informação não foi revelada na terça-feira porque o incidente não correspondia aos critérios impostos pela lei ou pelos regulamentos internos da operadora no tocante à divulgação de notícias.


Fonte: NHK