O Parlamento japonês aprovou lei para fixação de um novo organismo regulador de atividades nucleares a ser estabelecido até setembro vindouro.
A lei aprovada na quarta-feira está ligada com a série de críticas levantadas em conexão com o acidente na usina nuclear Fukushima 1 no ano passado. Os legisladores disseram que a atual Agência de Segurança Nuclear e Industrial é controlada pelo Ministério da Economia, Indústria e Comércio, que promove o uso da energia nuclear.
A planejada comissão de regulamentação das atividades nucleares deverá ser bem independente dos órgãos do governo e deverá ter controle sobre a agência de regulamentação nuclear a ser estabelecida.
Os designados para cargos nesta comissão não receberão permissão de voltar a seus postos anteriores em ministérios ou agências do governo. Um novo conselho da Repartição do Gabinete do governo vai ser fixado para estudar o nível de prontidão contra desastres nucleares.
A nova lei limita o poder do premiê de dar ordens durante situações de emergência, e obriga a comissão a tomar decisões envolvendo know-how da tecnologia de reatores.
O governo vai ser o responsável pela escolha de 5 membros da comissão.
Fonte: NHK