Translation Support

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Confirmada vinda de missão econômica do Japão a Curitiba em novembro

Coordenada pela Jetro (agência de fomento e comércio exterior do governo japonês), no dia 25 de novembro Curitiba estará recebendo cerca de 10 empresas japonesas co-relacionadas ao setor do meio ambiente e desenvolvimento sustentável (energias renováveis, reciclagem, purificação de água, armazenamento de energia, entre outros).

A missão faz parte de um roteiro de atividades propostas pela Jetro acerca do tema, que teve início no começo do ano com a visita do diretor de pesquisas econômicas da Jetro ao Brasil, Yoshiaki Usami.

Em fevereiro, através da mediação e suporte dado pela câmara, Usami esteve visitando entidades, empresas, e governo local na realização de pesquisa que culminou em um relatório onde Curitiba, ao lado de Taipei (Taiwan) e Estocolmo (Suécia), aparece como uma das melhores cidades do mundo para se investir no setor de meio ambiente.

Acrescenta-se ainda o fato do Brasil gozar de uma ótima reputação no cenário internacional, principalmente em função da realização da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, eventos que ajudaram a promover o país no exterior em termos de atração de novos investimentos. A adoção de políticas públicas em prol da utilização de fontes de energias renováveis como no caso do etanol como matriz energética, por exemplo, também chamam a atenção dos japoneses.

De acordo com Heberthy Daijó, diretor da câmara, a ideia é promover um encontro entre entidades congêneres, governo, e empresários locais. Ainda segundo Daijó, o roteiro do dia 25 já fora pré-estabelecido. "No período da manhã no Cietep, a Jetro, com o apoio do governo do estado e FIEP, através do C2i (Centro Internacional de Inovação) e CIN (Centro Internacional de Negócios), irá introduzir os propósitos da missão, apresentando oficialmente as empresas japonesas aos participantes do encontro. Em seguida haverá uma apresentação do governo do estado seguido da abertura de uma rodada de negócios entre empresários paranaenses e japoneses. Já no período da tarde, a comitiva irá realizar uma visita técnica a COPEL, para então partir de volta para São Paulo" finalizou.

Schedule do dia 25:

8h30 – Abertura
Representante da FIEP (15 min)
Representante do Governo do Estado do Parana (15 min)
JETRO (3 min)
9h05 - JASE
9h15 - demais empresas japonesas (8 min para cada empresa)
10h30–12h00 - Rodada de Negócios
12h15 – Almoço
13h45 – saída da FIEP
14h00 – Visita técnica na COPEL
15h30 – Em trânsito para o aeroporto
16h30 – chegada no aeroporto